segunda-feira, 18 de abril de 2016

[Minha Crítica] - O filme mais aterrorizante de todos os tempos

Saudações queridos nerds!

Hoje é dia de falar do filme de terror mais polêmico do ano: A Bruxa


Esse filme chegou para nós, como o filme mais aterrorizante de todos, que ele prometia deixar todos de cabelo em pé, arrepiados e com medo de andar no escuro

Bom, uma coisa sobre mim: eu tenho MUITO medo de filmes de terror porque tenho MUITO medo de escuro, mas, como esse filme era tão polêmico, eu respirei fundo e me preparei para ver, fiz pesquisas para saber mais ou menos do que se tratava, vi trailer, conversei com algumas pessoas e algumas me disseram que ficaram alguns dias perturbados olhando para os lados

OH MEU DEUS!! Que filme é esse? Não acredito que eu queira ver!! Tenho algum problema?


Eis então que finalmente eu tomei coragem e assisti e eis o que senti: curiosidade e agonia

Sim, nerds... eu não senti nenhum pingo de medo, daqueles de esconder o rosto atrás da almofada, de verdade. Não acho que o filme seja mesmo o filme de terror mais assustador, ou aterrorizante. Não fiquei olhando para os lados depois e nem escondi meu rosto, na verdade, a parte que aparecia um rosto feio foi tão rápida que eu nem tive tempo de raciocinar que aquilo seria um personagem diferente dos principais, ou até mesmo medonho

Acredito que as pessoas me fizeram TANTO medo que eu estava esperando algo muito traumatizante e no fim das contas, não era tudo isso (e não é a primeira vez que fazem isso comigo rsrs...)

Maaaaaaas, o filme tem seus pontos fortes, que são os pontos cinematográficos! É claro que, como eu não senti medo, eu procurei ver e pesquisar sobre a produção do filme


Vamos lá: o filme tem uma produção perfeita, tiveram todo o cuidado de usar madeiras como daquela época, as roupas, as ferramentas... tudo perfeitamente pensado, tão perfeito que até o inglês arcaico foi mantido, o que não trouxe versões dubladas aos cinemas brasileiros

Os tons acinzentados e frios do filme trazem um clima triste e sombrio, onde parece que a qualquer momento tudo dará errado. Além da iluminação fraquíssima na maioria das cenas


Tudo convida o espectador a sentir medo. Mas é um medo diferente, pois ele não era visível, é um medo que não tem forma, nem rosto, mas completamente explicado pela alienação e a religiosidade 

A família principal é completamente religiosa, tudo, para eles, é pecado. Até o nascimento dos filhos é um pecado e nisso, os filhos também são completamente alienados e também acreditam ser pecadores e nascidos condenados ao inferno e acreditam que tudo de ruim que acontece é um castigo divino ou algum pacto maligno

Então, posso dizer, que o filme tem um terror psicológico, mas não sei se é exatamente terror, mas mais uma perturbação psicológica, pois devido à alienação, eles não tinham conhecimento para lidar com alguns fatores naturais e tinham que colocar a culpa em fatores sobrenaturais


Mas o filme não está isento de eventos sobrenaturais, tem muitas referências espirituais que eu até desconheço, mas sei que animais e sacrifícios humanos fazem parte de rituais e isso é presente no filme, não de forma tão clara, mas sim de uma forma confusa

Mas o que gera mais agonia no filme, são as dúvidas que ficam: o que aconteceu com essa pessoa? Por que isso aconteceu? Onde foram parar? Por que é assim? Pois é, muitas coisas ficam sem explicação, talvez porque desconheço muitas dessas coisas, mas fiquei com uma grande dúvida sobre vários fenômenos e atitudes

Então, acredito que as pessoas podem ter ficado aterrorizadas devido às referências de pactos espirituais e também devido a não conseguir achar um personagem para ser culpado dos "sustos" e ataques, ou seja, o inimigo é algo que ninguém consegue ver ou controlar. E mesmo não me assustando, devo dizer que os atores são sensacionais, desde os pequenos gêmeos, até os adultos, todos muito bons, tão bons que muitas coisas pareceram reais e a agonia psicológica até aumentou

Li algumas críticas e recebi muitas falando do terror do filme, ele é de fato um terror diferenciado, que não se baseia naquele clássico susto de cena (o famoso Jump Scare), mas há longas cenas de foco na floresta, onde você se prepara para o susto e então... hummm... não vou contar as coisas assim não, podem ficar tranquilos rsrsrs....

Sendo assim, se você procura por um modo de terror diferenciado, está recomendado A Bruxa, mas se você se sente uma pessoa muito sensível psicologicamente e espiritualmente, recomendo que pense um pouco mais antes de assistir, pois acredito que o filme afete até mais espiritualmente do que psicologicamente, pois a base do filme é completamente religiosa e espiritual. Além disso, o filme foi inspirado em relatos reais daquela época, então a trama, o contexto e o questionamento religioso são sensacionais, principalmente o questionamento do garoto Caleb ao seu pai sobre a religião

Bom, vou parar de falar por aqui, por mais que eu queira comentar mais sobre alguns pontos, eu já teria que dar spoilers e isso é evitado ao máximo nas Minhas Críticas, haha

Beijo e que a Força esteja com vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário