Quem não gosta de dinheiro, não é mesmo?
Pois é, esse Geek News não é para falar de uma novidade, mas sim de uma notícia ótima para os empreendedores. O Mundo Nerd
Sim, sim, com esse boom da cultura geek e pop no muno - graças aos filmes de super herois, entre outros - muitas áreas estão investindo nesse nicho que ficou algum tempo esquecido e sendo julgado como a minoria "inferior", vista de maneira estereotipada como aqueles que só ficam atrás do computador e dos livros e que não possuem uma vida social. Muito pelo contrário, a vida social destes é intensa, da sua maneira, mas intensa, afinal, são várias reuniões de jogos de RPG - que aliás você precisa de muitos amigos para ficar mais divertido -, vários eventos temáticos, encontros para maratonas de séries e filmes, entre muitas outras coisas
E agora, com refilmagens de filmes antigos e clássicos de super herois, continuação de sagas de 1977 (sim, estou falando de Star Wars), os efeitos especiais do século XXI, fizeram os olhos dos fãs suarem e trouxeram novos admiradores que acabam pesquisando mais a respeito e percebem que a cultura pop e geek é simplesmente awesome!
Com o cinema pensando nesse nicho, se abrem mil portas de oportunidades para os empreendedores, pois esses fãs consomem tudo o que diz respeito a seu heroi, saga, série favorito. Mas não pensem que é só colocar uma assinatura de Star Wars que eles vão comprar
Nada disso, uma assinatura não basta! Os consumidores estão dispostos sim a desembolsar muito por esses itens (na Comic Con Experience vi a maior prova disso, até mesmo comigo), mas eles devem ser perfeitos e em excelente qualidade, senão, nada feito
Mas antes de você sair comprando milhares de itens para revendê-los na internet, vamos parar pra respirar e dar uma olhada no público, afinal, quem é o fã da cultura pop?
Ele tem em média 25,5 anos de idade, é homem, mora no sudeste, tem ensino superior completo e renda familiar entre 3 e 6 salários mínimos
É o que mostra a pesquisa feita pelo Grupo Omelete - que coletou e analisou informações de 13.724 pessoas que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade.
A grande surpresa na pesquisa foi a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o "local" predileto para assistir a filmes, com o cinema ainda sendo o predileto
E dentre as plataformas streamings mais populares temos
Pois é, esse Geek News não é para falar de uma novidade, mas sim de uma notícia ótima para os empreendedores. O Mundo Nerd
Sim, sim, com esse boom da cultura geek e pop no muno - graças aos filmes de super herois, entre outros - muitas áreas estão investindo nesse nicho que ficou algum tempo esquecido e sendo julgado como a minoria "inferior", vista de maneira estereotipada como aqueles que só ficam atrás do computador e dos livros e que não possuem uma vida social. Muito pelo contrário, a vida social destes é intensa, da sua maneira, mas intensa, afinal, são várias reuniões de jogos de RPG - que aliás você precisa de muitos amigos para ficar mais divertido -, vários eventos temáticos, encontros para maratonas de séries e filmes, entre muitas outras coisas
E agora, com refilmagens de filmes antigos e clássicos de super herois, continuação de sagas de 1977 (sim, estou falando de Star Wars), os efeitos especiais do século XXI, fizeram os olhos dos fãs suarem e trouxeram novos admiradores que acabam pesquisando mais a respeito e percebem que a cultura pop e geek é simplesmente awesome!
Com o cinema pensando nesse nicho, se abrem mil portas de oportunidades para os empreendedores, pois esses fãs consomem tudo o que diz respeito a seu heroi, saga, série favorito. Mas não pensem que é só colocar uma assinatura de Star Wars que eles vão comprar
Nada disso, uma assinatura não basta! Os consumidores estão dispostos sim a desembolsar muito por esses itens (na Comic Con Experience vi a maior prova disso, até mesmo comigo), mas eles devem ser perfeitos e em excelente qualidade, senão, nada feito
Mas antes de você sair comprando milhares de itens para revendê-los na internet, vamos parar pra respirar e dar uma olhada no público, afinal, quem é o fã da cultura pop?
Ele tem em média 25,5 anos de idade, é homem, mora no sudeste, tem ensino superior completo e renda familiar entre 3 e 6 salários mínimos
É o que mostra a pesquisa feita pelo Grupo Omelete - que coletou e analisou informações de 13.724 pessoas que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade.
A grande surpresa na pesquisa foi a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o "local" predileto para assistir a filmes, com o cinema ainda sendo o predileto
Cinema - 66%
Streaming - 21%
TV a cabo - 3%
E dentre as plataformas streamings mais populares temos
E o mais curioso é que em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% dos entrevistados não utilizavam nenhum serviço desse tipo
"O cinema ainda está em primeiro lugar na preferência doo público, mas a ascenção do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a abrangência do Netflix com o tema super-heroi gerou a química perfeita", ressalta Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete
Como podemos ver, esse é o momento ideal para investir em algo de qualidade para esse nicho, afinal, muitas séries de super-herois da DC estão fazendo muito sucesso e muitas pessoas estão migrando para o Netflix devido à excelente qualidade oferecida pela plataforma, uma vez que a imagem é limpa, as legendas são de acordo com as falas e você pode escolher se quer dublado ou legendado sem precisar mudar de site e até mesmo no meio do episódio
Muitos vendedores já estão de olho nessa oportunidade de crescimento, além de que muitas empresas pagam até 200 mil reais para estar em convenções desse setor e também não basta apenas querer vender, o vendedor deve ser "sommelier de nerdice", pois os fãs virão cm perguntas e pedidos específicos e quanto mais "íntimo" e detalhista é o produto, mais atenção ele vai chamar, pois não é sempre que se vê uma camisa linda com o blaster do Han Solo escrito "Han shot first" que apenas os fãs da saga entenderão (e sim, foi essa blusa que não tinha tamanho feminino, alguma loja pode fazer e me passar que terá uma belíssima publicidade gratuita no blog *momento divulgação absurda*)
E não pensem que apenas lojas de itens e o cinema fazem sucesso, as lojas de viagem encontraram uma mina de ouro ao montar pacotes de viagem para os locais de gravação de filmes como o Hobbit na Nova Zelândia, Kings Landing de Game of Thrones, na Croácia, Grécia para o cenário do filme 300, pacotes da Disney para um final de semana temático de Star Wars, entre outros
Através da pesquisa também foi possível ver algumas curiosidades a respeito do público geek:
A série Demolidor foi a mais vista, ultrapassando Game of Thrones, que foi a vencedora nos últimos dois anos
Robert Downey Jr. e Scarlett Johansson são os atores preferidos
O filme considerado o melhor de todos os tempos foi Star Wars: Episódio V - O Império Contra Ataca
E considerado o melhor dos últimos 12 meses foi Mad Max: Estrada da Fúria
Seguido, sem surpresa, de Avengers: Era de Ultron
As marcas mais amadas são
E para finalizar, um rápido levantamento dos dados socioeconômicos dos consumidores: 70% são homens e 30% mulheres (o que explica a falta gigantesca de produtos femininos criativos, principalmente roupas... aliás, ainda farei um post sobre isso)
69,1% são da região Sudeste do país, sendo 60% de São Paulo e Rio de Janeiro
53% tem ensino superior
80% são solteiros
87% não tem filhos
95% faz compras pela web, sendo a média brasileira de 20%
É isso senhores Geeks empreendedores, é o momento de investir (ou de gastar, no caso dos consumidores hihi) no produto da cultura pop e pensar um pouco também na minoria consumidora, é muito triste você amar uma roupa e ela só existir para homens (momento desabafo haha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário