sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cosplay - um agradecimento de todo o coração

Saudações queridos nerds!


Tenho visto por aí muitas pessoas desistirem de fazer cosplay. Mas esse não é o grande problema, o problema é o motivo pelo qual a maioria das pessoas abandonam o adorável hobbie de fazer cosplay


O cosplay é uma das coisas que mais amo fazer, não faço com intuito de ganhar dinheiro, concursos, claro que ganhar também seria legal, mas faço por um único motivo: A DIVERSÃO

Mas antes de falar sobre a motivação eu gostaria de agradecer a todos aqueles que gastaram alguns segundinhos (ou minutinhos, dependendo da internet de cada um) para clicar no "Yes!" e me dar um votinho no concurso cosplay da CCXP 2016

Infelizmente não foi nesse ano que fiquei entre os 12 finalistas, mas já estou feliz por pelo menos ter entrado na competição, pois eu não tentei, eu FIZ, porém, não deu certo, mas não significa que seja o fim e muito menos que eu não tenha conseguido por causa da qualidade do meu cosplay, afinal, eu só tenho que agradecer a Eva Cosmaker por fazer a roupa da minha Arlequina Clássica que ficou super fiel a personagem, como sempre fico muito feliz com o serviço dela, além da atenção e do apoio

E também tenho que agradecer ao Filipe da Cogumelos Cosplay/Cosmaker, com o qual fiz o meu primeiro trabalho e não foi por recomendação, foi por ver as fotos no perfil do Facebook, confiei nele pra fazer a minha adorável marreta gigante e saí um cliente super satisfeitta! Filipe, seu trabalho é excelente e eu agradeço de coração pelo seu atendimento, dedicação e disponibilidade, está totalmente recomendado! Haha

Agradeço também a todos aqueles que me ajudaram e me motivaram na hora que fiquei insegura sobre o resultado do concurso, agradecer a todos que compartilharam e também gostaria de dar um agradecimento especial a Tiago Alves por, além de me apoiar em todos os momentos, ter me ajudado também com as fotos e vídeos para o concurso e a Reah, que mesmo sendo uma cosplayer bem conhecida e estar em outro estado, ela me deu dicas, me apoiou e me ajudou com o voto dela 

Vocês são demais!

Mas agora vamos falar de algo seríssimo:  A MOTIVAÇÃO DE UM COSPLAYER


É isso aí nerds, a motivação é algo sério e vejo muitas pessoas desistirem de faze cosplay por causa de cobranças de terceiros, um dia me perguntei: que tipo de cobranças são essas que leva o cosplayer a ponto de tornar o hobbie alguma obrigação?

Então vieram as respostas, cobravam porque a pessoa não era parecida com a personagem, seja corpo, seja rosto, seja tom de pele, seja a altura e sabe o que eu penso disso? Que ridículo! E vou dizer porquê: porque um terrível dia, no ano de 2014, poucas semanas depois de eu assistir Frozen nos cinemas, eu decidi que queria ser a Elsa, mas muitos riram e disseram: Paula, você é muito morena pra ser a Elsa! Paula será a Elsa versão torrada de sol! HAHAHA

E adivinhem o que eu fiz...


No dia 09 de agosto de 2014 me tornei o primeiro cosplay de Elsa de Belo Horizonte e graças a ela fiz muitos amigos, fiz festas, vi os olhos de crianças brilharem, muitos adultos e adolescentes se emocionam e se emocionaram ao me ver, todos me trataram muito bem e me elogiaram e até hoje fiquei na lembrança de muitos deles e levo a Elsa no projeto social Meu Mundo Mágico, do qual faço parte

A mensagem que eu quero passar é que, por mais que as pessoas digam que você não pode ser um personagem, saiba que você pode ser sim! E o mais importante: se sinta bem, se sinta feliz, se divirta e nada do que as pessoas disserem de ruim pode te abalar, basta você querer! E lembrem-se, como o mestre Yoda ensinou: nada de TENTAR hem! Você deve fazer ou não fazer algo

O maior exemplo e até então meu maior testemunho cosplay foi esse concurso cosplay da Comic Con Experience 2016


Quando fui pedir por votos, muitas pessoas me olharam com uma cara de pena, dizendo que grandes cosplayers estavam concorrendo e que minhas chances eram muito pequenas, afinal, eles estavam de armaduras, leds, muito EVA, enquanto eu estava com uma roupa comum, peruca e uma marretona

Porém eu não desisti e me senti ainda mais motivada, mas eu dependia do voto das pessoas e parecia que elas já haviam desistido de mim por causa de cosplayers de armaduras e eu já tinha meu discurso: "armadura não é sinônimo de campeão não, o que tá definindo ali são os votos e também a fidelidade ao personagem, os juízes com certeza não olham tamanho de armadura num concurso de nível nacional"

Claro que de forma alguma eu menosprezo quem faz cosplay de armadura, na verdade eu acho sensacional e até quero fazer um algum dia, mas eu não acho que eles devem ser colocados num patamar de praticamente deuses cosplayers, eles são como os outros, investiram mais, tiveram mais trabalho, mas ainda assim são como todos os outros, desejam apenas parecer o personagem e claro, almejam ganhar concursos, haha eu os entendo perfeitamente e não menosprezo, mas pra mim, eles são humanos comuns como qualquer outro

E eu estava certa


Não passei para os finalistas, como disse anteriormente, mas também, todos os meus colegas belo-horizontinos também não passaram e eles estavam com armaduras enormes e muito bem trabalhadas e quem passou em nosso lugar foram personagens como uma Korra, um Ramisés, um Samurai X e uma senhorinha vestida de Muriel de Coragem, O Cão Covarde

PUXA VIDA, QUE INJUSTIÇA!

CLARO QUE NÃO! Não teve nenhuma injustiça, eles estavam super fieis aos personagens, excelentes cosplays. Podem ter gastado menos do que aqueles que passaram horas montando e gastaram muito dinheiro com encomendas, mas eles estão lá, eles receberam mais votos, eles também estavam nos padrões dos personagens, eles ganharam as colocações e nós ficamos aqui

E eu achei isso simplesmente MARAVILHOSO, pois mostra a todos os medrosos de plantão que não precisa se recuar por causa de armadura e mostra aos juízes regionais de todas as cidades e estados, de concursos cosplay que não se deve focar apenas na armadura, pois há personagens queridos que são simples e cosplayers assim também devem ser valorizados, o que já começou bem no último evento que tivemos esse ano em BH, onde o Pistoleiro do Esquadrão Suicida ganhou em terceiro lugar, meus parabéns a todos!


Então senhores cosplayers, fica o meu recado: não desistam porque nunca fizeram armaduras, não desistam porque não podem começar com cosplays bem feitos, saibam que a maioria começa com cosplays simples, afinal, em comparação ao meu primeiro cosplay feito em 2006 de Sakura Card Captors até a minha Arlequina clássica feita durante todo esse ano, houve uma grande evolução e muito aprendizado

Claro que não são todos os cosplayers que são gentis e te dão dicas, mas eu agradeço de coração à Vitória Barros (Ryou) por ter me ajudado a encontrar a minha peruca de Elsa, sendo a minha primeira compra no AliExpress e minha primeira peruca de boa qualidade 

Nós precisamos arriscar, sem medo de sermos maltratados pelos "grandes", afinal, você pode ter a sorte de encontrar uma pessoa gentil que te dará dicas de tudo, mas lembre-se, você também deve ser gentil, afinal, gentileza atrai gentileza, nada de sair brigando por aí, hem


Então é isso, me dói muito quando pessoas desistem do cosplay por causa de comentários desnecessários, ofensivos e desmotivativos, pois não deveria ser assim, cada um tem o direito de ser o que quiser no mundo cosplay

Tem cosplayers que saem por estarem cansados mesmo do hobbie, isso acontece. Ou até mesmo para economizar, mas fico muito triste ao ver as pessoas saindo por causa de outras e o pior, vejo pessoas xingando essas pessoas de mente pequena por nomes muito baixos e feios. Fazer isso não vai fazer nenhuma diferença, a melhor arma contra elas é ignorá-las

Afinal, a maioria dessas pessoas queriam estar no seu lugar, queriam ter a sua coragem, queriam usar o seu cosplay, mas elas não conseguem e por isso precisam te atacar, pra que você também não faça

Por isso divirta-se, faça o cosplay que quiser. Não se importe se não está como o daqueles que há anos fazem isso, pois lembre-se, eles também começaram em um ponto não perfeito. Meu vestido da Sakura, por exemplo, foi um tecido tingido de rosa, pois minha mãe não ia gastar com outro pano e meu cabelo era grande até a cintura e eu dobrei mexa por mexa para ficar curto, deu pra imaginar? hahaha, mas eu não desisti e espero que nenhum de vocês desistam por "pressões", "cobranças" e "bobagens" de terceiros

Um beijo e que a Força esteja com vocês!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário