Mais um evento que aconteceu na semana passada aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais, do dia 11 ao dia 15 de novembro de 2015: o FIQ!
Que é um evento cultural gratuito realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Fundação Municipal de Cultura com o intuito de homenagear mestres dos quadrinhos internacionais e principalmente brasileiros.
Que é um evento cultural gratuito realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Fundação Municipal de Cultura com o intuito de homenagear mestres dos quadrinhos internacionais e principalmente brasileiros.
E como eu já estava falando há alguns posts atrás, eu fui convidada pela Vitória Barros (Ryou <3) para fazer cosplay da Feiticeira Escarlate na exposição Heroica e essa foto foi uma das que mais me apaixonei, mas enfim, vou falar um pouco do evento.
O evento aconteceu na Serraria Souza Pinto, onde vários artistas, desenhistas e quadrinistas ganharam espaço para exibir suas obras ao público, o que é uma grande oportunidade para novos artistas que querem entrar nesse ramo.
Ao todo foram 122 mesas disponibilizadas.
E os caras são muito bons de serviço, uma vez que pedi um Anakin Skywalker (personagem raro de se encontrar desenhos, não sei por quê...) e ele me entregou esse desenho que me agradou muito!
Além disso, entre os artistas, encontrei um de meus professores, o Danilo Aroeira, expondo seu personagem Samurai Boy, que aliás é uma gracinha.
Entre os estandes, havia o espaço da Casa dos Quadrinhos, que é uma escola técnica de artes visuais, onde haviam estátuas fantásticas como aquele homem de ferro atrás de mim na primeira foto do post e esses carinhas aqui embaixo
Eu jurava que esse Thanos ia olhar pra mim a qualquer momento, encarei ele por alguns longos minutos (e também porque o ar condicionado no espaço da Casa dos Quadrinhos estava AWESOME!! Rsrsrs...)
Além disso, no domingo dia 15, a Casa dos Quadrinhos disponibilizou um espaço para um ensaio fotográfico. As fotos ainda não estão disponibilizadas, afinal, o evento acabou ontem e com certeza o fotógrafo tem muitas fotos para arrumar e selecionar.
Além da venda de quadrinhos brasileiros nos estandes da Editora Draco, Lê Quadrinhos, Múltipla Escolha, Fictícia, Editora Nemo, Editora Devaneio, 10 pãezinhos, Crânio Quadrinhos, Leitura Savassi, Comix com seus HQ's e Mangás, teve a Casa da Revista, um sebo onde era possível encontrar revistas e mangás clássicas e até mesmo raras, como aquelas preciosas #1
No FIQ, todo ano um artista é homenageado e o artista desse ano foi o Antonio Cedraz, que criou a famosa Turma do Xaxado
Além disso o FIQ trouxe convidados como o Celton, que vende seus quadrinhos nos semáforos de BH de forma bem interessante e divertida. O Maurício de Sousa, que aliás, já foi o homenageado no FIQ de 2011 e agora retorna nessa 9ª edição.
A Alexandra Moraes que faz tirinhas de "O Pintinho". Os quadrinistas Carla Rodrigues, João Mascarenhas, Osvaldo Medina e Pedro Serpa, entre outros.
Além das atividades como Aquário de podcast, Duelo HQ, Gibiteca e várias oficinas, o FIQ contou com exposições como A ciência dos Super-Herois, onde tinha uma explicação científica para seus super poderes
E a Heroica
Onde as roupas ficavam nos manequins até a chegada das cosplayers e assim as personagens "ganhavam vida" hahaha...
Sim, estou completamente apaixonada por essa foto que foi tirada pelo Glenio Campregher, assim como aquela minha primeira com o Homem de Ferro, parabéns Glenio, você tem o dom, sério mesmo.
Bom e falando em Heroica, vou mostrar pra vocês a arte conceitual da Feiticeira Escarlate feita pela Mary Cagnin e ao lado uma comparação
Quando a Mary me viu descendo as escadas no sábado, ela ficou muito emocionada dizendo: "Ai meu Deus!! É a minha criação!!" E isso me deixou super feliz, pelo menos eu não a decepcionei ao vestir e ela tirou várias fotos, gravou uma declaração minha de como essa roupa realmente é mais confortável e mais bonita, afinal eu já fiz a versão clássica da Feiticeira Escarlate como vocês podem ver na aba Cosplays
Minha cara ficou horrível na selfie com a Mary Cagnin, mas ela postou essa foto fofíssima no Instagram dela com uma legenda fofíssima falando que achou a Feiticeira Escarlate dela.
Isso que me deixa orgulhosa nesse trabalho cosplay.
E é claro, achou mesmo que eu ia terminar esse post sem falar das crianças?? HAHAHAHA nunca queridos, nunca mesmo!
Eu achei incrível e fiquei muito surpresa em como as crianças se comportaram comigo, principalmente as meninas, elas me olhavam com os olhos brilhando e vinham me abraçar um tanto quanto tímidas, a mesma reação quando as crianças me veem de Elsa do Frozen!
Essa princesinha de 2 aninhos me olhou encantada, eu estiquei as mãos pra ela e ela se aproximou, me abraçou e depois tocou os meus cabelos com muito carinho e cuidado. Ela é uma fofura e não foi só ela, muitas meninas perguntavam se eu era uma super heroína e com toda a certeza posso afirmar que a proposta do Heroica foi atingida, pois com essa releitura muitas meninas ficaram encantadas como se tivessem visto uma princesa da Disney, onde elas podem se ver como super-heroínas, mostrando que isso não é só "coisa de menino".
Se bem que de costas tô quase uma princesa mesmo hahha =3
E não só as meninas, mas também os menininhos gostaram muito! Hahaha, teve um pequeno Homem-Aranha que disse que eu era a namorada dele porque eu era vermelha! Own, que coisinha mais linda, quase encho o rosto dele de beijinhos!!
Por fim, foi uma excelente exposição que atingiu sim os seus objetivos e foi um prazer enorme fazer parte dessa proposta maravilhosa!!
Além disso tivemos visitas estrangeiras, que aliás, me arrisquei em conversar com o Howard Chaykin na sala vip enquanto eu me maquiava e ele aguardava por sua palestra. A conversa durou um longo tempo e ele me mostrou seus desenhos lindos de moda e me contou sobre o que ele gosta de desenhar, sobre Belo Horizonte se parecer com Los Angeles (fiquei um pouco chocada com a notícia, mas anyway...) falei um pouco de mim, sobre o que gosto de fazer, falamos sobre o cotidiano e não apenas de quadrinhos, o que foi uma experiência maravilhosa que tive no FIQ!
Além disso, fiquei feliz de ter aparecido no MGTV de sábado dia 14/11/2015 =D
Bom, domingo foi o dia que encheu de cosplayers, onde eu estava rodeada de amigos cosplayers e não cosplayers que conheço de muitos eventos. Foi um evento excelente e aguardo ansiosa pelo o do ano que vem, pois o FIQ é um evento anual gratuito que oferece, além de cultura, muitas oportunidades (e itens de compra como meu RPG de Game of Thrones *-*)
Assim deixo com vocês algumas fotos de momentos e de algumas partes do evento =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário