segunda-feira, 16 de novembro de 2015

[Eventos] - FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos)

Saudações queridos nerds!


Mais um evento que aconteceu na semana passada aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais, do dia 11 ao dia 15 de novembro de 2015: o FIQ! 

Que é um evento cultural gratuito realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Fundação Municipal de Cultura com o intuito de homenagear mestres dos quadrinhos internacionais e principalmente brasileiros. 


E como eu já estava falando há alguns posts atrás, eu fui convidada pela Vitória Barros (Ryou <3) para fazer cosplay da Feiticeira Escarlate na exposição Heroica e essa foto foi uma das que mais me apaixonei, mas enfim, vou falar um pouco do evento.

O evento aconteceu na Serraria Souza Pinto, onde vários artistas, desenhistas e quadrinistas ganharam espaço para exibir suas obras ao público, o que é uma grande oportunidade para novos artistas que querem entrar nesse ramo. 

Ao todo foram 122 mesas disponibilizadas.

E os caras são muito bons de serviço, uma vez que pedi um Anakin Skywalker (personagem raro de se encontrar desenhos, não sei por quê...) e ele me entregou esse desenho que me agradou muito!



Além disso, entre os artistas, encontrei um de meus professores, o Danilo Aroeira, expondo seu personagem Samurai Boy, que aliás é uma gracinha.

Entre os estandes, havia o espaço da Casa dos Quadrinhos, que é uma escola técnica de artes visuais, onde haviam estátuas fantásticas como aquele homem de ferro atrás de mim na primeira foto do post e esses carinhas aqui embaixo 




Eu jurava que esse Thanos ia olhar pra mim a qualquer momento, encarei ele por alguns longos minutos (e também porque o ar condicionado no espaço da Casa dos Quadrinhos estava AWESOME!! Rsrsrs...)

Além disso, no domingo dia 15, a Casa dos Quadrinhos disponibilizou um espaço para um ensaio fotográfico. As fotos ainda não estão disponibilizadas, afinal, o evento acabou ontem e com certeza o fotógrafo tem muitas fotos para arrumar e selecionar.

Além da venda de quadrinhos brasileiros nos estandes da Editora Draco, Lê Quadrinhos, Múltipla Escolha, Fictícia, Editora Nemo, Editora Devaneio, 10 pãezinhos, Crânio Quadrinhos, Leitura Savassi, Comix com seus HQ's e Mangás, teve a Casa da Revista, um sebo onde era possível encontrar revistas e mangás clássicas e até mesmo raras, como aquelas preciosas #1 

No FIQ, todo ano um artista é homenageado e o artista desse ano foi o Antonio Cedraz, que criou a famosa Turma do Xaxado



Além disso o FIQ trouxe convidados como o Celton, que vende seus quadrinhos nos semáforos de BH de forma bem interessante e divertida. O Maurício de Sousa, que aliás, já foi o homenageado no FIQ de 2011 e agora retorna nessa 9ª edição. 

A Alexandra Moraes que faz tirinhas de "O Pintinho". Os quadrinistas Carla Rodrigues, João Mascarenhas, Osvaldo Medina e Pedro Serpa, entre outros.

Além das atividades como Aquário de podcast, Duelo HQ, Gibiteca e várias oficinas, o FIQ contou com exposições como A ciência dos Super-Herois, onde tinha uma explicação científica para seus super poderes





E a Heroica



Onde as roupas ficavam nos manequins até a chegada das cosplayers e assim as personagens "ganhavam vida" hahaha...



Sim, estou completamente apaixonada por essa foto que foi tirada pelo Glenio Campregher, assim como aquela minha primeira com o Homem de Ferro, parabéns Glenio, você tem o dom, sério mesmo.

Bom e falando em Heroica, vou mostrar pra vocês a arte conceitual da Feiticeira Escarlate feita pela Mary Cagnin e ao lado uma comparação





Quando a Mary me viu descendo as escadas no sábado, ela ficou muito emocionada dizendo: "Ai meu Deus!! É a minha criação!!" E isso me deixou super feliz, pelo menos eu não a decepcionei ao vestir e ela tirou várias fotos, gravou uma declaração minha de como essa roupa realmente é mais confortável e mais bonita, afinal eu já fiz a versão clássica da Feiticeira Escarlate como vocês podem ver na aba Cosplays 



Minha cara ficou horrível na selfie com a Mary Cagnin, mas ela postou essa foto fofíssima no Instagram dela com uma legenda fofíssima falando que achou a Feiticeira Escarlate dela.

Isso que me deixa orgulhosa nesse trabalho cosplay.

E é claro, achou mesmo que eu ia terminar esse post sem falar das crianças?? HAHAHAHA nunca queridos, nunca mesmo!

Eu achei incrível e fiquei muito surpresa em como as crianças se comportaram comigo, principalmente as meninas, elas me olhavam com os olhos brilhando e vinham me abraçar um tanto quanto tímidas, a mesma reação quando as crianças me veem de Elsa do Frozen!



Essa princesinha de 2 aninhos me olhou encantada, eu estiquei as mãos pra ela e ela se aproximou, me abraçou e depois tocou os meus cabelos com muito carinho e cuidado. Ela é uma fofura e não foi só ela, muitas meninas perguntavam se eu era uma super heroína e com toda a certeza posso afirmar que a proposta do Heroica foi atingida, pois com essa releitura muitas meninas ficaram encantadas como se tivessem visto uma princesa da Disney, onde elas podem se ver como super-heroínas, mostrando que isso não é só "coisa de menino".


Se bem que de costas tô quase uma princesa mesmo hahha =3

E não só as meninas, mas também os menininhos gostaram muito! Hahaha, teve um pequeno Homem-Aranha que disse que eu era a namorada dele porque eu era vermelha! Own, que coisinha mais linda, quase encho o rosto dele de beijinhos!!

Por fim, foi uma excelente exposição que atingiu sim os seus objetivos e foi um prazer enorme fazer parte dessa proposta maravilhosa!!


Além disso tivemos visitas estrangeiras, que aliás, me arrisquei em conversar com o Howard Chaykin na sala vip enquanto eu me maquiava e ele aguardava por sua palestra. A conversa durou um longo tempo e ele me mostrou seus desenhos lindos de moda e me contou sobre o que ele gosta de desenhar, sobre Belo Horizonte se parecer com Los Angeles (fiquei um pouco chocada com a notícia, mas anyway...) falei um pouco de mim, sobre o que gosto de fazer, falamos sobre o cotidiano e não apenas de quadrinhos, o que foi uma experiência maravilhosa que tive no FIQ!




Além disso, fiquei feliz de ter aparecido no MGTV de sábado dia 14/11/2015 =D

Bom, domingo foi o dia que encheu de cosplayers, onde eu estava rodeada de amigos cosplayers e não cosplayers que conheço de muitos eventos. Foi um evento excelente e aguardo ansiosa pelo o do ano que vem, pois o FIQ é um evento anual gratuito que oferece, além de cultura, muitas oportunidades (e itens de compra como meu RPG de Game of Thrones *-*)

Assim deixo com vocês algumas fotos de momentos e de algumas partes do evento =D

Beijos e que a Força esteja com vocês!











Nenhum comentário:

Postar um comentário